[EVENTOS] Encontro de fãs John Green: Tartarugas até lá embaixo

09:01

Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.
"É muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu."

Sobre o título um tanto quanto curioso: Circula na comunidade científica – Stephen Hawking conta isso no primeiro capítulo do livro Uma breve história do tempo – uma história sobre um renomado cientista que certa vez dava uma palestra sobre astronomia. Ele falava do modo como a Terra orbita o Sol e como o Sol, por sua vez, orbita o centro de uma vasta coleção de estrelas que chamamos de galáxia. Quando a palestra terminou, uma senhorinha se levantou e disse: “O que o senhor acabou de falar é bobagem. Na verdade, o mundo é um prato achatado apoiado no dorso de uma tartaruga gigante.” O cientista então perguntou em que a tal tartaruga gigante estaria apoiada e a senhorinha respondeu: “Em outra tartaruga. Uma tartaruga abaixo da outra. Há tartarugas até lá embaixo.”

Mas é preciso ter só mais um pouquinho de paciência, porque isso tudo só vai fazer sentido mesmo quando vocês conhecerem a protagonista de Tartarugas até lá embaixo, uma menina que, assim como o autor, sofre de transtorno obsessivo-compulsivo, um distúrbio que se caracteriza por uma espiral de pensamentos que parece não ter fim. Ou seja, não é uma história sobre tartarugas, mas uma emocionante jornada de uma garota de 16 anos, Aza Holmes, que vê o mundo de um jeito diferente.
Nossa protagonista sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido - quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro - enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor - entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e - por que não? - peculiares répteis neozelandeses.
A Editora Intrínseca promoveu, neste domingo, um encontro de fãs do autor para celebrar o lançamento do livro, que ocorreu simultaneamente com os Estados Unidos. O evento foi realizado pelo Nerdfighteria BR. Lá rolou um bate-papo super legal que abordou convivência em sociedade, transtornos psicológicos, livros, adaptações para o cinema e mídias sociais. 
As meninas do Nerdfighteria exibiram um vídeo, onde nosso querido João Verde aborda seu transtorno, nos dando uma noção de como é ver o mundo através dos olhos de uma pessoa com TOC. Confira:

Além do da exibição do vídeo e do bate-papo, tivemos uma gincana para testar as habilidades dos fãs e seus conhecimentos sobre a vida e as obras do autor, onde distribuíram vários brindes. Foi muito divertido! 




Trarei resenha do livro assim que concluir a leitura 🐢💚


DON'T FORGET TO BE AWESOME!

Leia também!

0 comentários