[RESENHAS] Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado

10:52

Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.

ALÔ BRASIL, PÓLO NORTE E CHINA!

Sei que já disse isso, algumas vezes, mas, como continua sendo uma verdade absoluta e incontestável, reitero: Thalita Rebouças é uma das minhas autoras nacionais favoritas! 
Tenho por ela verdadeira admiração, pois, além de talentosa, ela é carismática, inteligente e divertida! Por isso, quando ela, em uma entrevista para o Pedro Bial, disse que  Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado era, em sua opinião, seu melhor livro, fiquei ainda mais ansiosa para ler a continuação de Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática (que, até então, era o meu livro favorito dela!). 
No primeiro livro, a protagonista, Teanira (Tetê, para os íntimos), que acaba de se mudar para Copacabana com a família, encontra em seus novos amigos, Zeca e Daví o apoio que precisava para dar aquele up em sua autoestima. 
Agora, no segundo volume da série Confissões, o trio está de volta, em mais uma trama sensível, com outra história emocionante de autoconhecimento, porém o protagonista da vez é Daví



Thalita nos presenteia com uma grande oportunidade: perceber que, por trás dos óculos de um garoto de 16 anos, criado pelos avós, introspectivo, estudioso e inteligente, no auge da sua adolescência,  vencendo seus próprios medos e preconceitos, existe todo um Universo a ser explorado. E é uma honra que ele compartilhe com a gente momentos que irá levar para a vida toda. E nós também!
A autora consegue mergulhar no mundo dos adolescentes e jovens de uma forma impressionante, trazendo as angústias peculiares dessa fase da vida sob sua ótica, super sensível, atual e concisa, discutindo os mais diversos temas, tais como sexualidade, relacionamento com a família, amigos e namorados, sempre emocionando e entretendo ao mesmo tempo.


Durante a narrativa, foi inevitável me apaixonar por Daví, pois acompanhamos seu amadurecimento. Achei linda a forma como, aos poucos, ele começa a se entender melhor e, inesperadamente, descobre o seu primeiro amor.
A leitura é extremamente dinâmica, especialmente com as conversas via WhatsApp, que são engraçadíssimas, com direito a emojis! E, de bônus, assim como no primeiro livro fomos presenteados com as receitinhas deliciosas da Tetê, aqui temos os perfis de cada signo do zodíaco, pois uma das paixões de Daví é a Astrologia. Então, mesmo tendo um pouco de receio do preconceito que poderia sofrer, decide aprofundar seu conhecimento na área, através de um curso, que é o ponto de partida para o seu autodescobrimento. 

Foi muito bom rever Zeca, que acaba sendo o "alívio cômico" da história, apesar de ter me surpreendido com algumas inseguranças derivadas de uma desilusão amorosa. Mas quem nunca, né? 
Tetê aparece menos nesse volume, mas o drama que vive em seu relacionamento com Duduau me é perfeitamente familiar, então seu afastamento é perfeitamente compreensível.
Caio, aluno novo, amigo de Erick, o "deuso", foi uma completa decepção, assim como Milena. 
Além de Davi, que, assim como eu é escorpiano (talvez daí venha tanta identificação, haha), meu personagem favorito foi Gonçalo, o portuga brasileiro mais fofo e sábio que a história da literatura nacional já conheceu.    

Leiam, pelo amor de Getúlio!

Leia também!

0 comentários