[FILMES] O espaço entre nós

11:56


Baseado no romance homônimo escrito por Candace Osvald, O espaço entre nós (The space between us), chegou aos cinemas em 30 de Março de 2017, com uma mistura de comédia romântica e ficção científica, trazendo ótima fotografia, detalhes narrativos bem amarrados, luzes, efeitos e jogos de referências no roteiro. 
A direção de Peter Chelson encontra sua maneira de atenuar seu clichê de clássico filme-pipoca hollywoodiano, através de uma premissa criativa.   

Gardner Elliot (interpretado por Asa Butterfieldé o primeiro humano nascido em solo marciano. Bom, em uma estação espacial, construída em Marte. 

Tudo se inicia com a Magellan 61uma expedição da NASA, idealizada por Nathaniel Shepherd (interpretado por Gary Oldman), um empresário multimilonário entusiasta da inovação tecnológica espacial, que sai da Terra com o objetivo de viver em East Texas, uma colônia em Marte. Porém, o que não se sabia é que Sarah Elliot, a astronauta-chefe da missão, estava grávida. 

"Eu aprendí que as pessoas que assumem riscos sem medo, são corajosas. Porém, mais corajosas são as pessoas que assumem os riscos, apesar do medo. A coragem é o medo que já se entregou!" - Elliot, Sarah.
Sarah acaba dando à luz no planeta inóspito e, infelizmente, falecendo no processo, devido à eclampsia. 
Assim, Gardner é criado por cientistas, sendo tutorado por Kendra Wydham (personagem de Carla Gugino) e desenvolve uma personalidade curiosa e muito criativa. 


Em meio às tarefas de seu dia a dia em East Texas, Gardner alimenta o desejo de conhecer o lugar de onde veio, a verdade sobre seu pai biológico, e sobre seu nascimento. Essa vontade ganha ainda mais força quando começa a se comunicar com uma jovem terráquea, de codinome Tulsa (personagem interpretada por Britt Robertson), que, devido a problemas familiares e sociais, perdeu a "fé" na vida. 


Depois de uma série de exames e preparações, Gardner finalmente realiza seu desejo e chega ao Planeta Terra. Porém, ele percebe que, se aceitar as condições impostas pela NASA apenas trocará uma bolha por outra. Então, mais uma vez, o discurso de Sarah se faz presente e, apesar do medo e dos riscos, Gardner se aventura e vai ao encontro de Tulsa.


Após se acostumar com as excentricidades de Gardner e perceber que o garoto estava realmente sendo sincero, Tulsa abre seu coração para ele, finalmente se permitindo confiar em alguém de novo, apesar de já ter sofrido várias decepções.
Juntos, eles constroem a própria versão do filme favorito de Gardner, Asas do desejo, que retrata a história de um anjo caído que não quer voltar para o céu, pois apaixonou-se por uma mortal. 
A inocência do protagonista é muito fofa, engraçada e comovente, nos fazendo torcer pelo improvável casal.


Eles partem então em uma jornada atrás do pai e das origens de Gardner, que acaba sendo, também, uma jornada de autodescobrimento para ambos. 
Porém, o tempo é seu inimigo, já que o garoto não está acostumado às condições da Terra. Pensando nisso, Nathaniel e Kendra, querendo garantir a segurança de Gardner, fazem de tudo para encontrá-lo e levá-lo de volta à segurança de East Texas.  

Será que Gardner vai conseguir sobreviver na Terra?  
Tulsa e Gardner vão conseguir ficar juntos?

Confira o trailer:



Uma coisa que me chamou muito a atenção é o questionamento que Gardner faz a todos que encontra desde que chega ao nosso planeta: "Do que você mais gosta na Terra?" - essa pergunta, ao meu ver, traduz a essência do filme. Nós estamos tão acostumados às nossas vidas, tão envolvidos com nossos problemas, que não paramos para valorizar as pequenas coisas, tais como a beleza do mar ou a inocência e intensidade do primeiro amor. 
O filme, que já está disponível nos serviços de streaming, nos convida a um momento de reflexão sobre a real importância das coisas.




Selo Lariteratura de qualidade!

Leia também!

1 comentários